BLOGUICES & BLOGUEIROS – DEU RUIM!

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

atlas1Por Beth Michel

Depois de uma pesquisa acurada de comentários feitos nas esquinas virtuais de Cabo Frio sobre “nossos” Blogueiros, tiramos conclusões que permitem fazer uma classificação quantitativa e qualitativa de alguns deles. Para a classificação usamos adjetivos mais comuns (sempre que não ofensivos) da linguagem popular para tornar o conceito geral acessível a todos os leitores/eleitores. Devido a estarmos em ano eleitoral, deixamos de fora os Blogs/Sites de pré-candidatos (já declarados), assim como as versões on-line da mídia formal. A anólise se refere ao conteúdo dos Blogs e não às pessoas físicas dos titulares.

A ordem é mais ou menos cronológica (pela antiguidade do blog)

TOTONHO – É do tipo “ideia fixa” : tem os mesmos amigos e inimigos há anos; usa as mesmas figuras de linguagem como chamamento para os inimigos; as “piadas” são as mesmas (vez por outra sofrem uma reciclagem superficial) – e se já foram um dia engraçadas, hoje estão gastas; os assuntos são os mesmos a décadas (muitas vezes repete uma postagem quando falta assunto)… Um poeta obediente às rimas o intitularia: “TOTONHO – O ENFADONHO”. A vantagem para os adversários é a total previsibilidade… Se fosse uma música, seria qualquer samba do Martinho da Vila… Tipo ouviu (leu) um, conhece todos!

RAFAEL PEÇANHA – Gosta de brincar de “siga o seu mestre”. Usa o mesmo modelito do seu (dele) “Guia” (vale o duplo sentido) numa versão “prêt-à-porter”. Cozinha amigos e inimigos em “banho-maria”. Nunca fecha uma porta sem antes abrir uma janela, para eventualmente se aproximar (ou se afastar) daqueles que considere úteis aos seus (dele) propósitos. Tem a virtude de ser coerente com ele mesmo, e tem lucidez suficiente para evitar confrontos diretos com muristas e bipolares. Já foi bem mais criativo em criar situações que provoquem reações de adversários menos atentos. Algo me diz que encara como elogio alguns apelidos como Rafael PEÇONHA. Se fosse uma música seria : ALEGRIA, ALEGRIA do Caetano Veloso.

PROF. CHICÃO – Tem gente que jura de pés juntos que foi o criador do bordão “Foca em mim” (TV globo programa “Tá no AR”) – O assunto é o que menos importa, o que importa é ser “furo de reportagem” (mesmo que não seja verdade), elogia e crucifica quem quer que seja; e sob as alegações mais estapafúrdias. Muda de opinião e depois “desmuda” sem nenhum pudor ou cuidado. Outra característica é que raramente usa textos alheios – a menos que o autor peça direito de resposta. Abraça com “paixão” qualquer causa que esteja em evidência e blindada contra opiniões contrárias, e as esquece assim que deixem de dar “ibope”. Até passado recente o verbo mais usado era “odiar”. Coleciona ex-amigos/as. Se fosse uma música seria um “mix” de “SAMBA DO CRIOULO DOIDO”, “PROIBIDO PROIBIR” e “TÔ QUE TÔ” em versão metaleira.

ÁLEX GARCIA – É do tipo “colcha de retalhos” terceirizada – A grande maioria dos textos é produzida por terceiros que são chamados eufemisticamente de equipe, e escolhidos “a dedo” – leia-se que aceitem censura ou “revisão”. Os rebeldes são automaticamente excluídos – e alguns se tornam alvo de impropérios gratuitos e dos mais bizarros (a equipe já mudou de “configuração” umas 20 vezes no barato); e que seriam ofensivos, se não fossem tão “non sense”. Os poucos textos de lavra própria, se destinam a provocação, retaliação ou previsões sobre o futuro de figuras públicas (que nem sempre se confirmam). Tal como os dois primeiros, é previsível quanto às suas lealdades, embora nem sempre seja muito coerente quanto as suas (dele) próprias escolhas. Se fosse uma música seria “PARA ELISA”instrumental , que é muito usada em telemarketing, caminhão de entrega de gás e elevadores…

Nota: Não entraram nesta análise os Blogs que estão, ou estiveram, sem atualização por um ano ou mais, e os que tem poucas visualizações.

O próximo “capítulo” será dedicado a BLOGUEIROS e BLOGUICES – TÁ DE BOA!

 

 

Esta entrada foi publicada em BLOGUICES - o que rola pelos blogs, FeBeACaF - Festival de Besteiras que Assola Cabo Frio, SÓ PRÁ CHATEAR.... Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.