BALANCETE OU EPITÁFIO II ? – ( 2014)

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

 

Por Beth Michel

A pedidos dos leitores do Blog do Carlão e do Beth Michel Blog vou tentar fazer uma resenha da Gestão Pública Cultural em Cabo Frio do ano de 2014. Disse “tentar” porque tirei férias (10 dias) da Secult no dia 06 de janeiro daquele ano e no dia 19 do mesmo mês me afastei por livre e espontânea pressão (*) do Gabinete daquela Secretaria, e por esta razão ignoro muitas causas internas da atuação (ou falta dela) da gestão ( mesmo de projetos que haviam começado no exercício de 2013).

Em assim sendo, só posso perguntar (e/ou supor) sobre algumas destas ações e políticas públicas em relação ao que já era feito, ou o que estava previsto no “planejamento” (rs).

gestao-financeira

  • Gestão Financeira – Mesmo estando em férias ( e sem ter recebido notificação) fui à reunião (auditório da Prefeitura no dia 10/01 salvo erro) sobre as NOVAS REGRAS de administração do orçamento e prestação de contas (pelos secretários) instituídas pelo executivo para o exercício (2014 em diante) . Lá encontrei dois funcionários concursados (área de compras) e os Diretores do CAV e do Teatro (Ivan Cruz e Yuri Vasconcellos respectivamente)… E SÓ! O Secretário e principal “interessado” (como ordenador de despesas) NÃO COMPARECEU!? Até hoje me pergunto: Porque? O que era tão “mais importante” que justificasse a sua (dele) ausência?

Grafar no Tutti

  • Carnaval 2014 – Para ser “justa” acho mais econômico (espaço e digitação) perguntar : O QUE DEU CERTO, AFINAL? Acompanhei pela TV , mas quando vi a maneira truculenta (verbal) como foi tratado um dos nossos companheiros (governo) que foi PROIBIDO de entrar na área de apuração, desliguei a TV e fui pro jardim tomar um choop com a família… E olhem que nem gosto muito do cidadão (colega) destratado! Então deixo outras perguntas aos especialistas e amigos do Blog do Carlão –  e que não são poucos…
  • Semana Teixeira e Souza 2014 

tx 2014 lg

  1. Porque o Secretário mudou o evento da Praça Porto Rocha para o acanhado, desconfortável e tumultuado Largo de Santo Antônio?

 

  1. Porque reduziu o número de participantes da Feira de Livros ?
  2. Porque colocou uma tenda minúscula para os eventos e apresentações paralelas?
  3. Porque esqueceu de convidar entidades literárias locais e autores locais para divulgar e vender suas obras? LogoLiterarte-620x280
  4. Porque só na última hora colocou uma barraca (bem escondida) para o atendimento da Biblioteca Pública?
  5. Porque não solicitou antecipadamente infra estrutura (banheiros, iluminação e som) para o evento?
  6. E porque (quando argüido nas redes sociais) jogou a culpa de TUDO no colo do Prefeito?

Alair porque 2

Coisa feia, não?

  • PROEDI 2013 ( pago em 2014)

Pagamento proedi

  1. Se tudo estava tão bem “posto e julgado” no referido edital… Como se explica a confusão (parecia a ocupação da UPP no morro do Alemão) dos pagamentos efetivos aos contemplados?
  2. Teve gente honesta ligando para mim (!?) me perguntando se devia/podia depositar a quantia recebida a mais (?!) numa conta privada (orientação do gabinete)? Pode isso? Imagina se não tivesse organização nenhuma?
  3. E que tal a reunião promovida pelo Secretário no Teatro alguns meses depois para se “penitenciar” ( só que não) de alguns deslizes na “execução” do edital?
  4. Mas, ele não era o pai da criança? Quem gerou o Proedi que o embale… Ou o pai era outro?

E… Não! Antes que me perguntem: Nunca ME foi permitido NENHUM acesso a qualquer documentação referente ao Edital! Tudo foi feito no mais absoluto sigilo e a portas fechadas (gabinete).

E pensando bem…Sorte minha!

  • EVENTOS & PATRIMÔNIO 2014 

romaria

Porque será que durante todo o ano de 2014 houve uma verdadeira romaria na Secretaria de Turismo e na Secretaria de Eventos (Artistas, Produtores Culturais, pessoas interessadas no Patrimônio tombado local, e até Gestores Culturais Públicos) nos pedindo amparo (para ser amena), conselhos e até meras informações?

Se a Secretaria de Cultura não consegue gerir a Cultura… Está gerindo o que?

eventos culturais

Não é uma queixa! Apesar dos orçamentos infinitamente menores, sempre atendemos a todos – na medida das nossas parcas possibilidades materiais; e sustentados por uma enorme boa vontade! Não foram poucas as vezes que fizemos “vaquinha” para atender casos mais urgentes, e tenho certeza que ninguém pediu reembolso!

  • TEM MAIS? – Ora se tem! Mas,nem cheguei ao fim do primeiro semestre e já estou com cãimbra nos dedos, e com uma enxaqueca dos diabos… Coisas “complicadas” detonam com qualquer intenção de isenção e gentileza! Não fiquem aborrecidos… Mas, o resto de 2014 deixo para próxima. Pode ser?

Nota: Se alguém lembrar de algo que eu tenha omitido (por falta de lembrança) ou até desconheça, pode ficar a vontade para perguntar ( pode ser in box no meu face ou no do Carlão) garanto que respeitamos o “sigilo” da fonte!

(*) Prefiro omitir os comos e porquês AQUI. Até porque o objetivo da coluna é fazer perguntas de INTERESSE GERAL! Se mencionei o assunto é só para deixar claro o porque da minha “ignorância” em alguns temas daquela data em diante.

This entry was posted in ...DO FUNDO DO BAÚ, DENUNCIAS & COMENTÁRIOS, FeBeACaF - Festival de Besteiras que Assola Cabo Frio, PERGUNTAR NÃO OFENDE... Blog do Carlão, PLANO MUNICIPAL DE POLÌTICAS PÚBLICAS, POUCAS & BOAS. Bookmark the permalink.