“LIGA” X “UNIDAS” e o Carnaval de Cabo Frio

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Por Beth Michel

“Quem apagou a luz??????

Ora… Ora… Ora…Não tem jeito!!!

Minha amiga Beth Michel vive afirmando que não entende nada de “carnaval”, mas vai fazer umas perguntas por acreditar que Perguntar não ofende… Então, Beth… Fica a vontade!” – solicitou enfaticamente o Produtor Cultural  Carlos Ernesto Lopes Carlão.

É verdadliga mortae!  Eu sempre disse mesmo  que não entendo de Carnaval… Não é que eu não goste, só não me meto a sabichona…Vejam bem!

Mas, sei de algumas coisinhas  sobre regras de “formalização legal”,  sobre estatutos; e  até sobre procedimentos administrativos em geral. 

E não devo ser tão inepta assim, posto que o atual (se ainda é) Secretário de Cultura de Cabo Frio me solicitou (2012/13), que elaborasse vários documentos para regularizar o funcionamento de espaços culturais (são 9) geridos pela Secult (*).

Porém, a Morada do Samba (que é um destes espaços) não estava incluída no “pacote bom prá…”; que passou por minhas mãos. E não me perguntei: “Por quê?”… Simplesmente imaginei que estava tudo em “ordem”! Mas, pelo visto: SÓ QUE NÃO!

assembléia de ratosAssim, estou na mesma canoa que todos os que não puderam vivenciar de perto os desdobramentos deste “carnaval” de desacertos. E me ocorrem poucas perguntas para usar como ponto de partida para chegar à “dispersão final” narrada acima… ( vide matéria sobre denuncias em http://blogcarlao.com.br/ )

caifora

Então, lá vai:

  1. Se já havia uma entidade (LIGA) registrada e funcionando, porque “criar” outra (UNIDAS) , com os mesmos objetivos? Não seria menos desgastante “moralizar” (se fosse o caso); ou até modificar os itens defasados, ou incompatíveis do Estatuto da entidade já existente?
  2. As entidades (Escolas de Samba) foram ouvidas sobre a substituição? Concordaram? Alguma outra ação menos radical foi proposta para resolver as pendências?
  3. Na “nova” entidade – UNIDAS – foram incorporadas todas as Escolas que pertenciam a LIGA? O que diz o Estatuto da UNIDAS, quanto às premissas exigidas das Escolas para participação em seus quadros?
  4. O que de FATO mudou nos estatutos da nova entidade, que justifique a sua (dela) criação?
  5. Como (e por quem) foram eleitos os membros da diretoria da UNIDAS?130806-OligarquiaFinanceira
  6. Qual é a atual situação da LIGA? Foi dada baixa oficialmente nesta entidade (salvo erro tem Título de Utilidade Pública)? Onde? Por quem?
  7. A “Unidas” prestou contas dos subsídios recebidos desde a sua “criação” à Secretaria de Fazenda, aos Grêmios e ao Controle Interno?

(*) Até onde eu sei NENHUM dos (oito) regimentos internos, que elaborei e entreguei ao sr. Secretário foram registrados e postos em prática oficialmente. Por cautela tenho uma cópia de segurança em meu poder. ( melhor dito, a meu alcance e em local seguro)

Com a palavra a Secretaria de Cultura e os representantes da Liga e da Unidas…

This entry was posted in ...DO FUNDO DO BAÚ, BLOGUICES - o que rola pelos blogs, DENUNCIAS & COMENTÁRIOS, FeBeACaF - Festival de Besteiras que Assola Cabo Frio, PAPO DE BAMBA - Júlio Viggiani, PERGUNTAR NÃO OFENDE... Blog do Carlão, SÓ PRÁ CHATEAR..., UTOPIAS PALACIANAS. Bookmark the permalink.